Água, Metabolismo e Emagrecimento

O consumo adequado de água é de suma importância para regular o funcionamento de seu corpo. Se as reações metabólicas de seu corpo estão equilibradas, o emagrecimento e o ganho de massa muscular torna-se mais fácil e saudável.

A água é considerada o maior termogênico que existe. Isso é muito importante para quem quer dar um “gás a mais” no emagrecimento. Ou seja, melhorando a hidratação melhor os resultados.

Mas não é para virar um camelo não hein? Embora a sugestão seja consumir no mínimo 2 litros por dia, muitos acham que esse valor é “facilmente” alcançado. 2 litros, representam cerca de 11 copos americanos (aquele do buteco do zé que a galera bebe uma cervejinha).

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Voltando ao assunto…você ingere essa quantidade? E estamos falando do valor MÍNIMO DE ÁGUA/DIA. Portanto mudar hábito é trazer isso para sua mente! É andar com a garrafinha ao lado (uma garrafinha de 500ml deve ser ingerida no mínimo 4 vezes/dia). Só bebe quando tem sede? ERRADO! Quando estamos com sede JÁ ESTAMOS DESIDRATADOS, esse sinal fisiológico só demonstra que você não está adequadamente dando água suficiente.

Como saber se está bem hidratado? Olhe a cor da urina! Quando mais escura MENOS HIDRATADO VOCÊ ESTÁ! Quanto mais clara, melhor! Um bom gatilho para melhorar esse hábito é sempre ao urinar, ver a cor e ir logo beber água! Aos que treinam uma boa dica é se pesar imediatamente antes e após o treino. Depois de treinar a diferença entre os valores de peso corporal é aproximadamente o quanto deverá beber de água para repor a transpiração. Ex: Vai treinar, pesou 60kg, voltou com 59,5kg, 500ml de água são o mínimo para restaurar imediatamente o aporte hídrico. Lembre-se, a mudança de maus hábito é a chave para a saúde !

Referência:

Nutrition and Athletic Performance. ACSM, 2016.

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