Fazer Exercícios Abdominais Queimam Gordura?

Todo mundo sonha com um abdômen de tanquinho. Com isso, diversos métodos são inventados e viram moda nas academias. Existe quem recomenda fazer mais de 100 abdominais por dia para definir o abdômen. Mas será que fazer exercícios abdominais queimam gordura da barriga?

Exercício Físico e Melhora da Composição Corporal

A prática regular de exercícios físicos é um importante componente da melhora do funcionamento do metabolismo e consequentemente provoca alteração positiva da composição corporal (aumento da massa muscular e redução da massa adiposa).

A musculação é um importante auxiliador nesse processo. Principalmente por aumentar a massa muscular e também reduzir as taxas de catabolismo muscular. Porém, o aumento da massa magra é mais concentrado na musculatura trabalhada, diferentemente do efeito de queima de gordura proporcionado pela musculação.

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Voltando…

Existe Queima de Gordura Localizada?

Um estudo feito na Universidade de Southern Illinois, em 2011, avaliou o efeito de 6 semanas de exercício abdominal na perda de gordura da barriga. Apesar dos participantes do estudo aumentarem 31,9% da sua resistência muscular do abdômen, o treinamento não teve efeito NENHUM na perda de gordura abdominal.

A hipertrofia e fortalecimento muscular causados pelos exercícios de musculação, tendem a ser localizados. Porém, a queima de gordura não apresenta o mesmo comportamento, pois o efeito de queima é distribuído pelo corpo todo.

Uma das justificativas é que o acionamento da queima de gordura se deve pela liberação de hormônios como a adrenalina. A contração muscular estimula o lançamento no sangue desse hormônio que se espalha pelo resto do corpo e vai agindo em diferentes partes, entre eles o tecido adiposo, a famosa pochetinha ou alcinha lateral.

Mas afinal, o que define o abdômen?

A definição do abdômen está muito mais atrelada à uma redução do percentual de gordura corporal (por outras estratégias) e a morfologia muscular de cada pessoa. Basicamente, você já possui o “tanquinho”, mas o seu tecido adiposo não deixa ele aparecer. Através de treinamento físico controlado e alimentação bem planejada você consegue diminuir a gordura acumulada na região abdominal e finalmente mostrar a definição do seu abdômen.

Conclusão:

A partir desse entendimento, fica evidente que fazer um exercício de fortalecimento local da musculatura abdominal não irá agir diretamente sobre a queima de gordura dessa região. Portanto, se o objetivo é a queima de gordura da região abdominal outras formas devem ser priorizadas, como o treinamento aeróbio contínuo ou intervalado de alta intensidade (HIIT), a própria musculação, que age em seu corpo de forma indireta e “espalhada” pelo corpo todo. Consulte seu personal trainer para avaliação do treino que melhor combina com você.

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Referência:

Vispute, S. S., Smith, J. D., LeCheminant, J. D., & Hurley, K. S. (2011). The effect of abdominal exercise on abdominal fat. The Journal of Strength & Conditioning Research, 25(9), 2559-2564.

2 comentários em “Fazer Exercícios Abdominais Queimam Gordura?

  • Fevereiro 6, 2017 em 6:14 pm
    Permalink

    Tenho que dar um jeito nessa minha enorme barriga, além desses exercícios, você poderia me dar mais alguma dica? Amei seu blog, por favor continue com seu trabalho, pois eu sei que tu está ajudando as pessoas a cuidar do corpo e da saúde.

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    • Fevereiro 6, 2017 em 6:42 pm
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