Uma Dica Simples Para Melhorar A Sua Performance na Corrida

Ao participar de inúmeras corridas, sempre vejo corredores despejando água em sua cabeça para se refrescarem! Será que essa é uma ação eficaz? Ou beber a água seria uma alternativa melhor para a diminuição da temperatura corporal?

Pesquisadores australianos da University of Sydney’s Thermal Ergonomics Laboratory fizeram esta comparação e os resultados são interessantes.

–> Se você beber 250ml de água gelada (1°C) você irá se livrar de 39 KJ de calor;

–> Se você beber 250ml de uma mistura de metade gelo e metade água irá se livrar de 81 kj de calor;

–> Se você jogar as mesmas 250ml de água em sua cabeça e garantir que ela se espalhe sob a superfície da mesma para que toda a água se evapore, sem pingar no chão, se livrará de incríveis 607 KJ de calor.

SIM, meu caro amigo corredor, eu sei que é difícil jogar uma garrafa de água em sua cabeça sem derramar. Porém, segundo os pesquisadores, mesmo se você derramar até 85% da água no chão, esta ainda será uma estratégia mais eficiente para a perda de calor.

Porém nem tudo são flores nobre guerreiro, caso o dia esteja muito abafado ou úmido e o seu suor já esteja pingando no chão, o seu corpo não será capaz de evaporar mais água, tornando esta estratégia menos eficiente do que em dias secos e arejados.

Por fim, a melhor opção segundo os pesquisadores é mesmo despejar a água em sua cabeça para diminuir a temperatura corporal e consequentemente aumentar a performance!

Referência:

MORRIS, Nathan B.; JAY, Ollie. To drink or to pour: How should athletes use water to cool themselves?. Temperature, n. just-accepted, p. 00-00, 2016.

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