Dilatador Nasal Realmente Funciona?

Muitas pessoas que realizam modalidades cíclicas (corrida, ciclismo, remo, triathlon) e de longa duração, utilizam o dilatador nasal com a premissa de que esse recurso aumenta a captação de ar respirado e consequentemente esse fluxo aumentado de ar, fornece maior oxigênio ao sangue e por conseguinte eleva a disponibilidade celular o que repercute numa maior combustível para a célula muscular trabalhar.

Leia também:

4 Estratégias para Corredores Melhorarem seu Desempenho nas Descidas

Mais Repetições Podem Gerar Mais Hipertrofia?

Qual O melhor Vasodilatador do Mercado?

Embora existam estudos tendenciosos e com conflitos de interesse que mostrem uma possível melhora desse recurso, a maioria demonstra que isso não acontece. Sendo os estudos em maior escala feito em corredores tanto para dilatadores nasais internos mais facilmente vistos fora do Brasil quanto externos, esses bem comuns no brasil e no mundo.

Para avaliar a possível influência de dilatadores internos ou externos na melhora da performance de provas de ciclismo, um estudo publicado no Journal of Science and Medicine in Sports mostrou que esse recurso não alterou em nada nenhum marcador de performance dos ciclistas avaliados, o que leva a crer que você está “pagando muito” para respirar o mesmo ar que os outros respiram de graça. Existem outros aspectos mais importantes para o aumento de sua performance, para isso procure um profissional especializado.

Referência:

Adams CM Peiffer JJ. Neither internal nor external nasal dilation improves cycling 20-km time trial performance. J Sci Med Sport. 2016 Sep 1.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *